BLOG

LAUDO

Consulta on-line de laudos Vetis
29 set

Tritrichomonas foetus - Causa de diarreia crônica em felinos

Tritrichomonas foetus é um protozoário que coloniza o íleo distal e o cólon, causando colite e diarreia crônica de intestino grosso ou intermitente em felinos. Normalmente, a diarreia crônica é detectada em gatos ainda filhotes, com menos de um ano de idade. T. foetus deveria entrar no rol de diferencial de diagnóstico, principalmente para aqueles pacientes que não respondem ao tratamento empírico para Giardia sp.

 

Tritrichomonas foetus  é um patógeno pouco importante para caninos, sendo raramente a causa primária de diarreia em cães. Sua contaminação ocorre de forma direta na natureza e, geralmente a infecção é transmitida de gato para gato via oro-fecal, pela ingestão do trofozoíto, o que pode ocorrer na lambedura dos pelos contaminados com o parasita. Um gato pode ser infectado através da utilização de uma caixa de areia compartilhada com outro infectado, por exemplo.

 

O sinal clínico predominante é diarreia de intestino grosso crônica, não responsiva, caracterizada por tenesmo, hematoquezia e com presença de muco e/ou sangue. O diagnóstico baseia-se na identificação do organismo no esfregaço fecal direto a fresco, por cultura fecal ou por reação em cadeia da polimerase (PCR) do DNA extraído de uma amostra fecal simples.

 

A técnica padrão ouro para diagnosticar T. foetus é o PCR, com excelente sensibilidade(70%) e especificidade (100%).

 

A visualização do Tritrichomonas foetus em esfregaço fecal só é sensível quando realizada em alguns minutos após a coleta, pois perde a sensibilidade com o passar do tempo. A amostra deve ser livre de areia e não deve ser refrigerada, o que faz com que os protozoários não sejam identificados, não sendo a mais recomendada para diagnóstico.

 

O Laboratório Vetis, que é referência em análises veterinárias, realiza exames empregando a técnica de PCR para identificar Tritrichomonas sp., Giardia sp. e Cryptosporidium. Solicite o Painel gastroenterite felina ou somente Tritrichomonas sp PCR Real time.

 

Para maiores informações, entrem em contato conosco pelo telefone (54) 3419.2660 ou acesse nosso site www.vetis.com.br.